A insegurança, o medo e a incerteza de posturas são emoções e sentimentos ligados às dificuldades da fala. Estes associados a problemas físicos, genéticos e epigenéticos podem chegar a grau bem elevado de manifestação. A homeopatia poderá ajudar ao fonoaudiólogo a conhecer melhor a personalidade do paciente, entender os níveis das diferenças nos problemas de fala. Poderá facilitar a exatidão na previsão quando alguém está mais em condições de manifestar determinadas mudanças positivas e quais as possibilidades de melhora.
Auxilia na detecção do grau de manifestação da gagueira, conforme exemplo do repertório a seguir:
– Se é gradativa; se brusca; se é de causa hereditária, emocional ou física. – Quando se manifesta? pela manhã; às 11h00, etc.; dura tempo; à tarde…; anoitecer…; madrugada…; por sentir calor; pela mudança de tempo; por contusões; durante a gravidez; periódica; por ruído; depois de sarampo; depois de convulsão; ao despertar; ao tragar; em um quarto; depois de trauma emocional; etc.
Existem dezenas de substâncias homeopáticas para ajudar a identificar a origem do problema e ajudar na recuperação individual. Também quando normalmente ocorre ou agrava determinado sintoma, estando cada forma de manifestação ligada a um tipo mais frequente de causa interna ou externa e a um tipo mais predisposto de temperamento.
Prof.ª Eliete M M Fagundes