7 de abril: Dia Mundial da Saúde

Neste dia da saúde, ressaltamos o poder da homeopatia enquanto terapia integrativa, eficiente, acessível, tecnologia de ponta limpa e universalista. A OMS lançou para os períodos de 2014/2023 a “Estratégia da OMS sobre medicina tradicional” que visa o desenvolvimento e a preservação da medicina tradicional junto aos países membros com a utilização de atividades e meios comuns de manutenção, estudo e proteção dessas práticas.

O texto prevê a proteção, dentre outras prerrogativas, das atividades que contemplem a homeopatia como medicina natural pelo mundo. Vemos, pois, a necessidade de posicionamento da OMS frente às várias tentativas de reserva de mercado praticadas em desfavor dos terapeutas homeopatas por parte de algumas categorias de classe.

Ações na justiça, bloqueio de projetos de lei de regularização de profissionais em terapias naturais em comissões do legislativo, matérias falsas, prisões e outras arbitrariedades vem sendo promovidas com o passar dos tempos em nosso país. E, no final, os únicos que perdem são as pessoas que fazem a escolha de ter as medicinas tradicionais, ancestrais como uma opção a mais de acesso à saúde neste país.

Diante desse grave quadro, o Instituto Brasileiro de Homeopatia vem, mais uma vez, expor à situação das medicinas tradicionais, em especial a Homeopatia, que tem sido alvo de manifestação expressa em favor de manutenção da tradição evocada. Os Terapeutas Homeopatas devem ter respeitadas suas atividades e labor secular frente a pressão de reserva de mercado feita por alguns setores da saúde brasileira.

Prof. Eliete MM Fagundes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *