25 de junho – Dia do Imigrante

 

Este imenso país, por ser muito jovem, é dos maiores celeiros de imigrantes do planeta. É realmente incrível a diversidade de culturas ajudando a formar esta sociedade. Cada grupo com suas peculiaridades e sonhos elegeram o Brasil para ser seu lar.

Isto se deu porque temos no território a representação dos vários continentes do planeta, com suas múltiplas características de altitudes, temperaturas, o que facilita a adaptação. Também não temos restrições a credos, não existe perseguição religiosa.

Incorporamos na arte, nas relações sociais, no cinema, na arquitetura, nos hábitos alimentares, na moda, etc.. um pouco destas culturas nas regiões onde mais se concentram. Porém, é importante ressaltar que, apesar de todas as influências, a cultura se mantém original em cada recanto do país. Isso caracteriza a força do povo, possuímos a capacidade de manter a identidade sem se deixar levar pelas influências externas.

A preservação das raízes culturais em qualquer área é a preservação do DNA brasileiro, que é muito lindo. Você deve ajudar neste trabalho, dizendo não a determinados modismos estrangeiros danosos, principalmente na prescrição da homeopatia. Verifique aquelas tentativas de deturpar, corromper, sobrepujar a alma amorosa, calorosa, pacata, porém exigente, extravagante e doadora do povo brasileiro. Diga não!

Somos povo que não só acolhe o outro em nosso país, mas o adota em seu coração, permite ocuparem parte dele. O resto é para o feijão com arroz, a beleza genuína da língua, das pessoas, da natureza e da terra maravilhosa onde todos temos esperança de dias melhores.

Professora Eliete MM Fagundes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.