É necessário o arquiteto ter percepção acurada, sensibilidade equilibrada e visão de integração entre o passado, presente e futuro. Suas obras serão permanentes e terão o poder de mudar a visão e a percepção de várias gerações, influenciarão diretamente na formação de milhões de mentes.
A arquitetura é profissão muito interessante, carrega a imensa responsabilidade de criar e manter o visual permanente de nossas cidades. Todo prédio, casa, monumento construído é marco, patrimônio cultural da cidade ou país. Portanto, mentes harmoniosas têm ideias harmonizadas e mentes menos harmoniosas e lúcidas arquitetam ideias menos harmoniosas podendo comprometer o conjunto histórico de uma nação.
Cada país, povo, cidade e grupamento possuem características bem peculiares devendo ser respeitadas, embora haja traços gerais humanos que são visíveis em todas as regiões. A partir dessas peculiaridades regionais podemos observar mais atentamente o conhecimento do que possuem em comum. Este é o grande desafio dos arquitetos: captar estas diferenças, sem, contudo, desvinculá-las da imensa mente coletiva humana possuidora de padrões semelhantes, pelo simples fato de sermos humanos.
Prof.ª Eliete M M Fagundes