NOSSO BLOG

18 – Dia do Médico

 

“Conservarei imaculada minha vida e minha arte.”

Juramento de Hipócrates.

No ato solene efetuado pelos médicos “Juramento de Hipócrates”, está bem claro ser o exercício da medicina missão de vida detalhadamente traçada pela pessoa. “Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade…” Vemos nesta citação inclusive o delineamento das regras de convivência, reiterando a necessidade da prática da ética ser imprescindível dentro e fora do consultório.

O raciocínio é simples, infelizmente constatamos na atualidade ser a atuação da grande maioria dos médicos voltada mais para o desenvolvimento do exercício prático em si. Seguir a filosofia de Hipócrates, dos valores morais, comportamentais e dos princípios de integridade intrínsecos à carreira tão nobre está ficando em segundo plano.

Pessoas com temperamento altruísta atualmente apresentam mais dificuldades para seguir o ritmo imposto pela sociedade doente e pela indústria médica. O perfil de temperamento mais comum é do racional adaptável. Este tipo costuma colocar pouco sentimento e harmonia em ações que deveriam ser temperadas pela arte, a arte de curar, denominação empregada por Hipócrates e Hahnemann para o exercício de tão sublime e grandiosa incumbência humana.

Eliete MM Fagundes

Esta Gostando do conteúdo? Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esta Gostando? Compartilhe

Fique por dentro!

Seja avisado sempre que surgir conteúdo novo aqui no me nutri!

plugins premium WordPress