NOSSO BLOG

05 de Setembro: Dia Oficial da Farmácia

 

Vamos falar especificamente da farmácia magistral, de manipulação de remédios homeopáticos: o Brasil atualmente é o campeão mundial destas farmácias, mas por que conseguimos alcançar estes números, mais de 1000?
No restante dos países o aumento crescente dos alopáticos influenciou fortemente a queda deste serviço, porém outro fator foi decisivo para tal: as legislações beneficiando a venda dos remédios homeopáticos industrializados e o baixo incentivo à formação de prescritores.
Quando iniciei os cursos de Homeopatia em BH no início dos anos 90, existiam cerca de 6 farmácias magistrais e, após um tempo, passaram para mais de 60. Quando houve algumas novas resoluções da ANVISA para o setor há cerca de 10 anos, muitas não conseguiram se adequar e houve grande queda restando hoje cerca de 35.
Também no interior do estado de MG, assim como a maioria dos estados, houve grande aumento porque os alunos se formam nas capitais, porém grande percentagem vive nas cidades do interior. Estes alunos fizeram trabalho de incentivo à abertura de novos estabelecimentos. Com isso aumentou o número de matrizes comercializadas já que ensino no curso o uso de organoterápicos e remédios patogenéticos em geral, como drenadores, miasmáticos, todos com base na lei do semelhante.
Esperamos que os Farmacêuticos homeopáticos do Brasil sejam cada vez mais sábios e mantenham esta tradição brasileira de sermos campeões em farmácias magistrais. O aumento de laboratórios de homeopatias industrializadas nos outros países foi um dos fatores desta redução das farmácias de manipulação. Enquanto nação pioneira e criadora da homeopatia ambiental, não podemos seguir modismos de países onde não existe esta prática, que muito tem contribuído para o desenvolvimento de nova tecnologia de ponta na produção da agropecuária.
Vamos sim, todos unidos, lutar pela expansão desta prática e sermos reconhecidos como nação avançada em área tão nobre. Façamos a diferença integrando o homem com o ambiente ajudando a tornar-se saudável e sustentável em todos os sentidos.

Profª Eliete M M Fagundes

Esta Gostando do conteúdo? Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esta Gostando? Compartilhe

Fique por dentro!

Seja avisado sempre que surgir conteúdo novo aqui no me nutri!