12 de Outubro: Dia das Crianças

Como as crianças são beneficiadas com Homeopatia?

HOMEOPATIA PARA CRIANÇAS DE 0 A 2 ANOS

A indicação homeopática na primeira infância é de suma importância, pois, como homeopatas, estaremos contribuindo para a melhor formação biopsicossocial das crianças. Quando não temos a situação ideal, que é tratar os progenitores antes da concepção, quanto antes podermos tratar as crianças, mais resultado teremos a médio e longo prazo.
O compromisso ético e moral do homeopata é elevado a grau muito maior quando nos propomos trabalhar com essa faixa etária, pois o cuidado deve ser redobrado. Particularmente, faço o possível e o impossível como divulgadora dessa ciência maravilhosa para que todos tenham o maior grau de consciência e compromisso para com os princípios de Hahnemann e, assim, possam desenvolver um trabalho idôneo, sem lesar as crianças.

Indicar remédios específicos para bebês de até 2 anos é algo extremamente complicado. Eu não posso indicar, por exemplo, Chamomilla somente porque a criança gosta de ser balançada, pois existe mais de um remédio com esta “rubrica”. Indica-se então Calcárea fluórica, que adora movimento, agitação. Porém, depois que ela crescer, poderemos observar melhor seu humor e neste caso será mais fácil identificar a similitude.

Já vi bebês de 6, 8 meses Chamomilla, mas como conclui isso? Porque associei outras características como a irritação por ser interrompido – um keynote muito forte nesta personalidade. Em um caso, o bebê quando estava mamando, não admitia que a mãe falasse com outra pessoa, soltava o peito e começava a chorar. Este tipo de observação é muito peculiar, depende da mãe e do homeopata estarem atentos a tudo.

Na irritação da dentição com salivação, não posso ir indicando Chamomilla ou Belladona; é muito sério, então, indiquemos Calcarea phosp D6 ou CH5 (se a constituição for mais tuberculínica) ou Mercurius CH5. O remédio errado em tão tenra idade pode causar transtornos de patogenesia para uma vida toda, ainda mais em dinamização acima de 9, 12, etc.

Basta uma única gota para agregar na pessoa as informações do remédio que não fazem parte da sua personalidade. E como vamos identificar em um bebê se em um adulto já é complicado? Mesmo sendo o remédio apropriado, o tempo de tomada deve ser de no máximo 7 dias, dependendo do caso, pois a resposta é muito rápida.

O mais correto para tratar as crianças nessa faixa etária é através dos miasmas e, mais especificamente, com as calcáreas constitucionais e outras citadas abaixo, que fazem parte da melhor formação da constituição das crianças. Pode ser na decimal ou centesimal, mas também com cuidado, sempre se atentando às Matérias Médicas, ao tempo de tomada, assim como seria com os sais de Schuessler. O objetivo é o fortalecimento do organismo como um todo, o aumento da resistência imunológica para passar por tantos percalços do ambiente em tão tenra idade, incluindo a vacinação obrigatória.
Enquanto homeopata, atente-se aos remédios miasmáticos em situações variadas, como inflamações, infecções, alergias, problemas dos mais simples aos mais graves. Estes remédios ajudarão sobremaneira porque estarão indo na origem do adoecimento, sem, contudo, gerar patogenesias porque todos possuímos um grau de cada um deles. Mas, lembre-se, mesmo eles são um provável similimum e em dinamização mais alta ou o uso por tempo mais prolongado poderão gerar deformidades espirituais, psicológicas e físicas no mais íntimo deste ser, pois trabalhamos com informação em níveis muito profundos.

Peço sempre ao universo que tenhamos clareza de consciência e lucidez para estarmos atentos a nós, em primeiro lugar, porque somente assim teremos o discernimento da cosmoética para trabalhar com esta tão nobre arte de curar homeopática.

Os remédios que fortalecerão as crianças nessa idade:

– Calcarea carbonica;
– Calcarea phosphorica;
– Calcarea fluorica;
– Calcarea sulphurica
– Calcarea silicata
– Calcarea iodata
-Calcarea bromata
-Calcarea natronata
– Calcarea muriatica
Calcarea silico fluorica

Portanto, precisamos que o acesso a homeopatia seja ampliado imensamente para que as gerações futuras sejam preservadas com amor. Assim, podermos livrá-las das mutações negativas que poderão comprometer o futuro harmonioso da própria humanidade.

É Responsabilidade de cada um e, principalmente, de nós enquanto terapeutas que devemos priorizar o tratamento das famílias em seu conjunto. Não se pode tratar somente um dos pais ou somente o filho; são uma unidade que deve ser mantida independentemente de conviverem sob o mesmo teto.

As crianças não são educadas com respeito as suas individualidades constitucionais, por isso, tantas classificações novas de desvios de conduta, a epidemia crescente de autismo, de hiperatividade, etc.

Homeopatia para fortalecer as constituições em geral das crianças de todas as idades:

1- Calcarea phosp. ch5 e Mielina ch 7

2 – Calcarea silicata ch 5 e Timo ch 7

3- Calcarea fluorica Ch5 e Fígado ch7

Crianças de até 3 anos tomar 7 dias, 1 vez ao dia;

Dos 4 aos 7 anos tomar 10 dias, uma vez ao dia;

Dos 8 aos 12 anos , 15 dias, uma vez ao dia;

Dos 13 aos 17 anos, 15 dias, 2 vezes ao dia

Prof. Eliete MM Fagundes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *