Série miasmática: tuberculinismo – parte 1

CARACTERÍSTICAS MENTAIS/EMOCIONAIS LIGADAS AO SEU GRAU INDIVIDUAL DE HERANÇA GENÉTICA DO TUBERCULINISMO – QUE PREDISPÕE A PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS EM GERAL

1-  CARACTERÍSTICAS DO TUBERCULINISMO

Irei fazer uma série de 6 postagens ligadas a este conhecimento miasmático da homeopatia teorizado por Hahnemann, sem distorcer seus ensinamentos, porém neste momento sob minha percepção. Estarei ampliando a visão pois é a forma de ensinar nos cursos a cerca de 35 anos e que poderá nos dar um norte verdadeiro sobre a individualidade das características das personalidades mais predispostas a problemas resporatórios em geral. A intenção é que nos ajude a observar, interagir e a lidar com os pensamentos e principalmente emoções que possam se manifestar na sua esfera pessoal neste período de insegurança e restrição da liberdade em prol do outro.

Embora estas personalidades sejam muito solidárias, são as que possuem a maior dificuldade em lidar com medidas austeras que delimitam seu movimento e liberdade, tornando-os então ainda mais vulneráveis. Por quê? Porque o isolamento pode levá-los a despertar a  tendência a depressão, a melancolia, a tristeza que já possuem um grau maior em seu DNA do que os outros grupamentos.

Fazendo analogia com a natureza, a borboleta é ser vivo lindo e leve, símbolo de beleza e delicadeza, porém precisa passar por vários estágios para alcançar sua excelência: ovo, lagarta, cisálida e borboleta. Assim são os tuberculínicos, mutantes e paradoxais, devem pelo princípio do amor vencer suas limitações para alçar o voo a sol pleno mostrando seu esplendor colorido e graciosidade. Caso contrário, podem transformar-se e agir como mariposas vorazes, vivendo mais na escuridão e sendo mais maléficos do que benéficos para o meio.
Inicialmente, o que é Tuberculinismo? É um dos 5 miasmas (predisposições hereditárias- Psora, Sicose, Luetismo, Cancerinismo e Tuberculinismo) da homeopatia que classifico como leis naturais universais por ter observado de forma inédita em todos os reinos da natureza, substâncias sintéticas, máquinas e relaciono ao DNA mitocondrial das espécies. Os similimum ligados aos grandes policrestos (Apis, Ruta, Lachesis, etc) que são também herdados em determinado grau (epigenética), os classifico como miasmas patogenéticos e os ligo ao DNA nuclear.
Após décadas avaliando, enfatizo que o Brasil é país onde percentual expressivo da população possui em maior grau a predisposição hereditária do Tuberculinismo. Esta herança afeta especificamente o sistema respiratório e, dependendo do nível da prevalência ao longo das gerações, determina a constituição do ser vivo e suas características físicas e psicológicas.

Pois é justamente este grau que cada um de nós possui, se maior ou menor, é que estará relacionado a intensidade das suas manifestações, sejam dos fenômenos emocionais, mentais ou físicos. E aqui vemos todo tipo de propensão a adoecimentos respiratórios, desde simples resfriados a pneumonias, alergias respiratórias, tendência a parada respiratória, sepsis a partir dos pulmões, câncer de pulmão, etc. As principais homeopatias de forma bem generalizada que equilibram as tendências maiores a estes adoecimentos são Phosphorus, Calcarea phosphorica e Tuberculinum que trabalham de forma geral e, como não são patogenesias específicas porque todos possuímos um grau, não geram transtornos, desde que adequadamente tomadas.

– Como identificamos este grau? Por uma série muito grande de fatores que o meio ambiente nos mostra e que não são meramente causais, aleatórios, etc. Temos a beleza indiscutível e incomparável da conformação física da natureza e o perfil enquanto nação brasileira, a psique, o comportamento que predomina na maioria (mais emocional), sendo identificado como nossa grande marca no restante do mundo. Temas a serem abordados para melhor esclarecer:

– A valorização da arte e da beleza e o Tuberculinismo;
– A criatividade e o Tuberculinismo;
– O calor humano, os relacionamentos afetivos e o Tuberculinismo;
– A vontade de ajudar, a hipersensibilidade e o Tuberculinismo;
– A espiritualidade e o Tuberculinismo.

Procure avaliar em sua vida os aspectos que serão aqui abordados, que grau de relevância eles possuem na sua existência?

Primeiro deixo claro que não existe nada na natureza que seja matematicamente fator determinante de um sistema vivo, pois estamos em constante transformação e por isso a informação herdada não é paradigma ou algorítmo petrificado ou inquebrantável. Se alguém identificar-se com grau maior poderá, através do cuidado individual, da homeopatia e regime de vida equilibrado, fortalecer-se e ter vida longa e saudável. Este conhecimento visa exatamente esclarecer que estruturalmente é possível revertermos possibilidades de predisposições hereditárias que aparentemente seriam proposições de rotas fatídicas para a construção do nosso futuro embora estejam, até este momento, escritas em nosso código genético.

Farei exposição detalhada de alguns dos pormenores de cada uma destas linhas de identificações acima e iremos avançando gradativamente nos temas e seus respectivos raciocínios, características e homeopatias gerais.

Prof. Eliete MM Fagundes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *