17 de novembro – Dia Mundial da Criatividade

Qual o segredo da criatividade? Existe segredo para sermos mais criativos?

Essas são perguntas feitas e refeitas milhões de vezes por aqueles, aliás, todos nós, que necessitamos de novas ideias para incrementar as ações.

E por quê? Porque ser criativo é um grande diferencial, é um dos dons mais importantes da humanidade, disputado a peso de ouro por todos os segmentos do conhecimento.

Mas por quê? Porque é justamente a criatividade que nos impulsiona para evoluirmos enquanto seres humanos. É através das novas ideias, visões e caminhos que encontramos a solução para grandes interrogações. Sem “eureka!” não existe o novo e o novo é o maior diferencial em qualquer área do conhecimento e em qualquer segmento, seja o da educação, da indústria em geral, da pesquisa, etc.

E por quê alguns são extremamente criativos enquanto a maioria apresenta tamanha dificuldade?

O estudo dos miasmas na Homeopatia ajuda muito a entendermos as diferenças gritantes entre as personalidades e relacionarmos os tipos de criatividade de acordo com essas diferenças.

Todos somos criativos, caso contrário, não sobreviveríamos porque é a criatividade quem nos mostra a “saída”, seja de uma forma ou de outra, mais rapidamente ou de forma mais lenta. Todos já experimentamos “o clímax” de uma ideia que irá solucionar um problema complicado ou não….. mesmo que não seja uma ideia totalmente original, mas que naquele momento ela foi a nossa salvação.

Quanto mais abertos e relaxados, sem estresse, maior a probabilidade de termos novos insights. Mas estamos, a maioria, fechados, angustiados, preocupados e tristes quando temos algo sem solução, então como acessaremos estas dimensões? Provavelmente não acessaremos e isso aumenta nossos sentimentos e emoções de impotência, o que leva a um maior desestímulo.

Pois é justamente este o grande segredo das mentes criativas: deixar-se levar pelo fluxo, desligar-se do problema, relaxar em relação a situação difícil. Tenho certeza que todos sabem disso, mas, como na prática é mais complicado, então não exercitamos.

Criatividade é sinônimo de prazer, de amor, de abertura para a vida. Se você se permite ter prazer nas mínimas coisas do dia- a- dia, então tenha certeza de que seus níveis de criatividade só tenderão a aumentar.
Não espere algo grandioso, especial, acontecer. As simplicidades do cotidiano são o maior estímulo para nos conectarmos com as chaves mestras do universo que guardam nossas maiores expectativas. O esplendor de uma solução simples é capaz de iluminar qualquer tipo de treva enigmática em nosso espírito.

Professora Eliete MM Fagundes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *