12 de julho: dia do engenheiro florestal

Quanta responsabilidade dos profissionais desta área, talvez tão imensa quanto todo o patrimônio de espécies que possuímos em nosso país, em nosso planeta. É tão nobre e importante que deles depende o futuro de todo o nosso planeta.

Como assim?

Em nossas florestas inexploradas temos as informações completas do que necessitamos para harmonizar os problemas de todos os reinos. Precisamos que os engenheiros florestais façam parte desta empreitada que é de extrema urgência, pois a destruição e o corrompimento das informações genéticas ano a ano é inimaginável. A cada espécie ameaçada de extinção é perda irreparável, porém, o que mais dói, é que nem existe conscientemente a noção de que a vida daquela planta está em extremo perigo.

Que lástima……

Estamos perdendo os maiores tesouros deste planeta sem ao menos conhecermos seu potencial de cura. Cada planta individualmente tem uma missão única, assim como cada indivíduo humano é único. Estão aqui há mais de 600 milhões de anos, conhecem e guardam as informações e segredos de tudo que já existiu, que existe neste momento e que virá a existir daqui a milhões, bilhões de anos, enquanto o planeta e o universo existirem.

Você já havia sequer cogitado sobre o grau de importância destes seres?

Pois esta é sua principal missão, enquanto ser humano e mais ainda enquanto Engenheiro Florestal: trabalhar incansavelmente para ajudarmos a harmonizar o nosso imenso reino vegetal. Preservando as plantas e os manuscritos que cada uma tem escrito em seu DNA, teremos com certeza como curar a ferida de cada um de nós, hoje e amanhã.

Eliete MM fagundes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *